quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Polpa moldada, vantagens em relação ao isopor


A polpa moldada vem se tornando a nova tendência em embalagem e proteção de produtos, devido sua eficiência e seu apelo sustentável.

Desta forma, as empresas que prezam pela proteção do meio ambiente e que estão de olho no futuro aos poucos estão substituindo as embalagens convencionais pelas embalagens fabricadas em polpa moldada. E uma das embalagens que vem sendo substituídas é o isopor.

Neste artigo iremos abordar algumas das vantagens em relação à utilização da polpa moldada em comparação ao isopor, vamos lá:
  • Riscos a saúde

A polpa moldada é fabricada através de fibras de papel recicladas, não apresentando riscos a quem a utiliza.

O isopor contém em sua fórmula o estireno e benzeno que são considerados tóxicos e cancerígenos, podendo afetar a saúde do trabalhador que atua na fabricação do material e possivelmente dos consumidores que utilizam a embalagem.
  • Tempo de degradação

A polpa moldada é uma embalagem biodegradável, com tempo de degradação na natureza estimado em 6 meses, o que ameniza o impacto ambiental se comparado a outros materiais de difícil degradação.

O isopor tem seu tempo de degradação na natureza estimado em 150 anos. Sendo assim, quando o mesmo não é corretamente descartado tende a gerar impacto no meio ambiente por um longo período de tempo.

  • Reciclagem

Como citado anteriormente, a polpa moldada é fabricada através de fibras de papel reciclado, além disso, a embalagens em polpa moldada podem ser recicladas novamente, formando assim um ciclo sustentável.

Já o isopor, embora seja considerado reciclável, devido a sua composição 98% ar e 2% plástico, torna sua reciclagem muitas vezes inviável, principalmente devido aos custos atrelados ao transporte e armazenamento do material, sendo que muitas cooperativas de catadores se quer aceitam seu recebimento para realizar a reciclagem.

  • Restrições

A polpa moldada não apresenta restrições de onde pode ser utilizada, podendo ser importada e exportada sem complicações.

O isopor é banido em diversos países da Europa, além disso, cidades nos Estados Unidos como Nova York, São Francisco e Washington dentre outras já vem banindo parcialmente sua utilização devido à dificuldade de reciclagem e problemas causados ao meio ambiente.
  • Volume de estoque

Outro ponto a ser citado é que a polpa moldada reduz consideravelmente o volume de estoque e transporte, devido ao seu sistema de encaixe, o que diminuindo custos atrelados a estes processos se comparado ao isopor, que possui baixo peso e alta cubagem.


----
Estes são alguns pontos que podem ser citados se realizarmos uma breve comparação entre a polpa moldada e o isopor.

De qualquer maneira, deve-se levar em consideração que em muitos casos a aplicação do isopor ainda apresenta maior vantagem em relação a polpa moldada, como no caso de produtos de maior porte e peso, devido a custos atrelados e condições de embalagem.

Porém, com as novas políticas e comprometimento por parte das empresas em relação à sustentabilidade do planeta, as embalagens em polpa moldada vem ganhando seu lugar no mercado.

Interessou-se pelas embalagens em polpa moldada ou quer conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação, mande um email para engenharia.sc@colepack.com.br, estou a disposição para atendê-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário